Costumamos ouvir a frase baixar o colesterol e associar a algo ruim, mas nem sempre é assim. Antes de tudo, devemos entender que o colesterol nada mais é do que uma gordura produzida pelo corpo e que existem dois tipos dentro de nós: LDL, que é conhecido por ser ruim, e HDL, que é considerado bom.
- Publicidade -
Então, na hora de reduzir esses valores, a parte em questão é o LDL. A busca pela redução desses valores é realizada por conta dos danos à saúde que seu excesso pode causar. Pode levar ao acúmulo de depósitos de gordura nas artérias, impedindo ou impedindo o fluxo sanguíneo. Aliado ao alto teor de açúcar, ele também pode aumentar o perfil inflamatório no organismo e levar a acidente vascular cerebral ou infarto, explica o nutricionista e cardiologista Juliano Burckhardt.

Algumas medidas simples podem evitar que o colesterol ruim suba, como: B. Uma mudança nos hábitos alimentares e no estilo de vida, já que dieta, peso e atividade física são os fatores que mais afetam esses valores. Então confira 5 dicas de especialistas para te ajudar nessa jornada mais saudável e proteger sua saúde!
Inclua fibra em sua dieta
O cardiologista diz que comer fibra solúvel ajuda diretamente a controlar os níveis de colesterol. Porque formam um gel que pode alterar a absorção de gorduras pelo organismo no intestino delgado. Portanto, o risco de doença cardíaca é reduzido.
Evite gorduras saturadas e açúcares
Uma dieta rica em gorduras saturadas e obesidade aumenta o risco de colesterol alto. É por isso que é importante observar sua dieta e fazer escolhas saudáveis.
Cuidado com as gorduras e açúcares escondidos. Seja um comedor informado! Conheça os ingredientes e leia atentamente o rótulo nutricional para não acabar consumindo sem saber, aconselha Juliano.
Jogada!
Atividade física não precisa significar malhar ou ir à academia. Existem outras maneiras de se movimentar, como subir mais escadas, caminhar e fazer alguns exercícios simples todos os dias.
A nutricionista garante que apenas meia hora de atividade na maioria dos dias pode ajudar a diminuir o colesterol ruim e também ajudar a aumentar o colesterol bom. Ele também recomenda que alguém participe desses movimentos para incentivar essa mudança de estilo de vida.
Coma Gorduras Boas
Nem toda gordura é ruim, sabia? Quando tomado regularmente, o DHA, um ácido graxo poliinsaturado, pode apoiar a função cardíaca, além de diminuir o valor de LDL e aumentar o valor de HDL.
Para garantir essa absorção, o médico aponta boas fontes de DHA, como salmão, sardinha e atum. Mas para quem não gosta de peixe, ele fala de outras opções: um suplemento de óleo de peixe ou suplementos vegetarianos de algas marinhas.
Pare de fumar!
As substâncias do cigarro podem oxidar o colesterol bom, que tem consequências desastrosas para a saúde, e convertê-lo em colesterol ruim. A oxidação também leva à inflamação nas artérias, o que pode levar à formação de placas de gordura que entopem os vasos. O hábito de fumar é, portanto, um dos mais prejudiciais à saúde do coração, ressalta o cardiologista.
Este caso, portanto, explica que um alto nível de LDL é tão prejudicial quanto a falta de LDL HDL, especialmente quando não substitui a prescrição médica afeta várias áreas.
Embora todas as dicas sejam úteis e importantes, é importante consultar um profissional. Afinal, cada organismo se comporta de maneira diferente e, portanto, requer tratamentos diferentes.
Por fim, mantenha hábitos saudáveis, cuide da alimentação, pratique exercícios físicos, faça check-ups regulares e, se necessário, consulte um especialista para a devida orientação.