Como atualizar o Windows para a versão mais recente

O Windows 11 foi lançado em 5 de outubro de 2021. A versão mais recente é conhecida como “21h2”, porém houve inúmeras pequenas atualizações no software mais recente da Microsoft, planejadas para o futuro.

- Publicidade -

Nova interface do usuário (Windows 11)

A interface do usuário está completamente renovada. Essa nova versão da interface reimagina a configuração do menu Iniciar encontrada em versões anteriores do Windows, como o 7 e o 10.

O sistema de blocos “Metro” do Windows 8 e 8.1 desapareceu. A barra de tarefas agora está centralizada de uma forma que lembra o Apple Mac Os e iOS para o iPad. A barra de pesquisa agora está no topo do Menu.

A assistente de voz, Cortana, está notavelmente ausente nessa versão, já que a empresa encerra seu concorrente Siri. Os usuários do Windows não gostaram muito da funcionalidade do assistente de voz.

O novo Action Center unifica notificações e controles para Wi-Fi, Bluetooth e outras funções. De forma lenta, a Microsoft está substituindo o Painel de Controle em favor do aplicativo Configurações mais simplificado.

Subsistema Windows para Android

O Windows 11 oferece a possibilidade de instalar e executar aplicativos Android da loja Amazon no Windows, sem necessitar de um smartphone. Ainda não é um recurso funcional na versão pública do Windows 11, mas pode ser acessado como um recurso beta.

Subsistema Windows para Linux

Este recurso permite executar software Linux no Windows 11. Isto já faz parte da versão principal, diferente do recurso Android.
Você terá de ativar e instalar este componente nos recursos do Windows.

Novos padrões de segurança

O Windows 11 despeja muitos códigos herdados que podem causar vulnerabilidade de segurança. 

A execução do sistema operacional requer níveis altos de segurança de hardware. Especificamente, requer um TPM (Trusted Platform Module) ou pode não o instalar.

Este requisito de TPM quebra a compatibilidade com processadores mais antigos, e só pode ser instalado com um processador Intel da 8ª geração ou AMD da Ryzen 3000.

Melhor desempenho em jogos e integração com o Xbox

A Microsoft integrou totalmente o aplicativo Xbox e o serviço Xbox Game Pass na versão 11 do Windows. 

O Sistema Operacional promete possuir melhor suporte para games. É o melhor Sistema Windows para a execução de processadores Intel da 12ª geração, além de ter o melhor suporte para tecnologias como aceleração de armazenamento baseada em GPU.

Windows 11 com diferentes edições

O Windows 11 vem em várias edições:

  • Casa;
  • Pró;
  • Educação;
  • Empreendimento;
  • Pró Educação;
  • Pro para estações de Trabalho;
  • Realidade Mista;
  • Servidor Windows.

Apenas as versões Home e Pro são de interesse para boa parte dos usuários do Windows. É importante ter o entendimento de que você só pode atualizar sua versão do Windows para outra versão da mesma edição.

Os usuários do Windows 10 Enterprise só podem migrar para o 11 Enterprise. Para alterar a edição do Windows que você possui, deve adquirir uma licença do Windows para esta edição.

Entendendo canais de lançamento

Quando nos referimos à versão mais recente do Windows 11, a referência é explicitamente ao “canal” da versão principal. Esse é o canal de atualização que recebe updates que foram testadas e liberadas para todos os usuários do Windows.

O canal Windows Insider oferece a qualquer usuário acesso a versões futuras do Windows e aos recursos que as acompanham. Insiders podem fornecer informações e comentários sobre esses novos recursos, ajudando a Microsoft a aperfeiçoá-los antes do lançamento.

O canal Dev oferece atualizações do Windows 11 sem ter vínculo a nenhuma atualização futura do Windows. Esse canal é destinado a usuários técnicos envolvidos no desenvolvimento de Software Windows.

Após alternar para um desses canais, você não está mais no mesmo caminho que a compilação principal do Windows e, portanto, os números de versão postos aqui não se aplicam.

Verificando qual versão do Windows você tem

Selecione o botão Iniciar > Configurações do aplicativo > Sistema > Sobre.

Em seguida, verifique as Especificações do Windows ao lado de “versão”. Muitos usuários e publicações esperavam que a primeira grande atualização do Windows 11 acontecesse no primeiro semestre deste ano, mas até agora a versão 22H1.

Atualizando para a versão mais recente do Windows

Caso você esteja no Windows 10 ou até mesmo já seja um usuário do Windows 11, o que precisará fazer para iniciar uma atualização é ir para o botão do menu iniciar > Configurações do aplicativo > Windows Update.

Lá você verá atualizações pendentes ou o que está atualizado. Escolha se quer instalar atualizações automaticamente ou verificar de forma manual se há atualizações selecionando Verificar atualizações. O resto é com o Windows.

E se você for um usuário do Windows 10 e quer atualizar para o Windows 11 e a atualização não está sendo exibida para você, vá até a página de download do Windows 11 e escolha o melhor método de instalação.

Experimente primeiramente o Assistente de Instalação do Windows 11, mas caso queira atualizar um PC diferente, pode usar a ferramenta de criação de mídia ou gravar um arquivo ISO baixado em um disco.

Onde comprar o Windows 11?

Se você for um usuário do Windows 10, terá a atualização gratuita para o Windows 11, desde que o seu computador atenda aos requisitos mínimos.
Mas, se você construiu um PC a partir de componentes e necessita de uma licença do Windows 11 para ele, terá que pagar por ela.

É possível comprar o Windows 11 na Microsoft Store, onde irá receber um direito digital vinculado à sua conta da Microsoft. Também é possível comprar o Windows 11 de vendedores terceirizados, seja como cópia física o que inclui discos ou unidades flash pré-carregadas ou apenas como uma chave de licença. 

Qualquer indivíduo pode baixar e instalar o Windows 11 sem uma chave. Posteriormente poderá ativar sua cópia vinculando sua conta da Microsoft ou inserindo a chave que comprou.

É possível adquirir chaves com grandes descontos de vendedores terceirizados que revendem chaves de licença por volume, mas fique ciente de que isso pode ser arriscado, além de possivelmente violar os termos da licença.

Devo obter a versão mais recente do Windows¿

Segundo a Microsoft, qualquer pessoa que esteja esperando por uma estabilidade boa o suficiente para computadores empresariais ou de missão crítica considere atualizar para o Windows 11.

Porém, exceto para atualizações de segurança e estabilidade, geralmente não é uma boa ideia atualizar para a versão mais recente no minuto em que o update estiver disponível. 

Espere para que quaisquer novos bugs ou problemas sejam descobertos pelos primeiros usuários e corrigidos antes de arriscar seu PC.

Deixe um comentário