Como conectar o controle do Nintendo Switch no PC

Teclado e mouse são ótimos para alguns games, mas para outros o uso do controle é melhor. Se você tem um controle Nintendo Switch, poderá conectá-lo diretamente no computador.

- Publicidade -

Esta é uma maravilhosa alternativa para gamers que querem usar um controle, porém não possuem um específico para PC. 

Como conectar um controle Switch com fio no PC

Primeiramente, veja se o controle está funcionando com bateria com duração total e um cabo USB para ele. Você terá que conectá-lo a uma porta USB do seu PC, veja as etapas:

  1. Conecte uma extremidade do USB no controle (se for um cabo USB removível);
  2. A outra extremidade coloque em alguma porta USB do PC;
  3. O PC irá notificar se reconhecer o dispositivo conectado. Do contrário, tente desconectar o USB e conectar de novo, ou reinicie o PC caso não funcione.

Como conectar um controle Switch sem fio no PC

Conectar o controle Switch sem fio é possível através do menu de configurações do dispositivo Bluetooth do Windows 10. É um processo bastante simples. 

Caso o computador não tenha Bluetooth integrado, utilize um dongle ou adaptador Bluetooth.

Estabelecendo uma conexão Bluetooth:

  1. No seu computador, vá em Iniciar e procure por Bluetooth e abra as configurações de Bluetooth e outros dispositivos para acessar o menu Bluetooth;
  1. Selecione Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo;
  1. Selecione Bluetooth;
  1. No seu controle Switch, pressione e segure o botão Sync na parte superior até que as luzes acendam;
  2. O controle aparecerá no seu PC como um Pro Controller ou algo parecido. Clique nele quando aparecer;
  1. Após a conexão, selecione Concluído.

Como usar um controle Switch na Steam

Felizmente, a Steam tem o Nintendo Switch Pro suporte de configuração para esses controladores.

  1. Abra a Steam e selecione Steam > Configurações no canto superior esquerdo;
  1. Vá para Controlador > Configurações gerais do controlador;
  1. O modo Big Picture será aberto e você verá se o controle conectado está funcionando com a Steam. Use o controle para escolher as opções.

A partir daqui você pode selecionar o tipo de layout do controle que quer usar e configurá-lo. Você pode usar o layout do botão Nintendo ou o layout de outros controles, como o Xbox.

Agora você precisa abrir algum jogo e começar a usar tranquilamente o seu controle. Verifique as configurações do jogo, pois pode ser necessário ativar um controle antes de usar ele.

Quando iniciar um jogo da Steam, possivelmente será necessário configurar o controle nas configurações do game. Caso o game for totalmente compatível com um controle, normalmente os prompts do botão mudarão para refletir o tipo de controle que está sendo usado. 

Como usar um controle Switch com jogos que não são da Steam

Com qualquer outro jogo ou emulador que não seja Stam, precisará usar outro método para conectar o seu controle no jogo. Isso vai depender de qual jogo está jogando e se ele fornece suporte para os controles.

Você pode conectar o seu controle Switch no computador usando um dos métodos acima. Mesmo assim, quando você estiver no jogo, talvez seja necessário navegar nas configurações do controlador e configurar ele antes de ser compatível com o que você estiver jogando.

Isso pode ser acessado na maior parte dos jogos através de uma seleção de Opções ou Configurações no menu principal do game. A partir daí, procure uma opção para configurar 

Jogue seus jogos de PC com um controle Switch

Sem dúvidas utilizar um controle Switch (se você possui) é uma excelente alternativa para jogar seus games de PC, caso você não possua um controle específico de PC ou um de PlayStation ou Xbox.

Felizmente a configuração do controle Switch no PC é demasiadamente fácil, exigindo apenas uma conexão USB ou usando Bluetooth.

Se você possui Steam, eles facilitam a conexão para os seus jogos. 

Deixe um comentário