Criptomoedas: Cardano – História e suas Curiosidades
História
- Publicidade -
Seu desenvolvimento começou em 2015, com a criação da empresa IOHK. A empresa terá sido criada por Jeremy e Charles Hoskinson. Charles, é muito conhecido no mundo das criptomoedas, se descreve como um “empreendedor de criptomoedas”. Por certo, Charles e seu reconhecimento na comunidade também vêm, por ter participado de um dos grandes projetos de blockchain, Ethereum, onde foi um co-fundador desta criptomoeda, até que algumas diferenças, entre seus colegas, o levaram para outro caminho.
Portanto isso não impediu Charles, formado em Matemática e especialista em Teoria dos Números, tivesse uma grande participação em abrir alguns espaços acadêmicos, voltados à tecnologia blockchain. No meio desses trabalhos, está seu trabalho na Universidade de Edimburgo e no Instituto de Tecnologia de Tóquio, igual a um projeto de pesquisa de blockchain na Universidade de Wyoming. Experiências que mais tarde iriam lhe ajudar no desenvolvimento de Cardano.
Após seus dois anos de desenvolvimento, Cardano tornou-se realidade. Para ser bem exato, em 23 de setembro de 2017, a primeira mineração iniciou sua história inalterável.
O nome do projeto, é derivado do nome de Girolamo Cardano, um estudioso e médico italiano, que ficou conhecido por fazer os primeiros cálculos sistemáticos de probabilidade. Seus token nativo, a ADA (Lei de Acessibilidade), deriva seu nome de Ada Lovelace, que foi uma renomada matemática e escritora inglesa, porém ficou mais conhecida por seu trabalhado no proposto computador mecânico de uso geral de Charles Babbage, a Máquina Analítica. Deste ponto em diante, o tom científico claro do projeto é evidente em todos os aspectos.
Por um certo modo, Cardano se destacou por suas explicações serem claras, um conjunto claro de marcos e desenvolvimento para o projeto. Sua ideia não era explicar apenas claramente seu trabalho, mas também para mostrar que seu projeto era de longo prazo. E que buscou resolver problemas, um exemplo foi a escalabilidade, melhorar também a descentralização e a segurança da tecnologia blockchain. Isso tudo, fez com que Cardano fosse uma blockchain de terceira geração.
Ou seja, aquele que possui recursos para enviar e receber valor, agendar smart contracts e têm uma arquitetura modular e facilmente ajustável. Porém, além disso, a Cardano prosseguiu em um caminho claro de desenvolvimento, que lhe ajudou a ganhar grandes marcos. Isso sendo algo conseguiram, graças ao apoio do IOHK e à enorme comunidade científica, de usuários e desenvolvedores, que se uniram a ele.
Curiosidades
- ADA é o nome da moeda, Cardano é o nome do protocolo (projeto), quando se referir a moeda/token chame de ADA;
- O projeto Cardano é considerado a blockchain 3.0 ou 3;
- O token ADA, tem esse nome em homenagem a ADA Lovelace, considerada a primeira programadora mulher da história;
- A ADA possui apenas 6 casas decimais sendo diferente do BTC que possui 8 casas;
- As frações da ADA são chamadas de LoveLace pois assim como o BTC tem suas frações, conhecidas como satoshis em homenagem ao seu criador Satoshi Nakamoto, a ADA tem suas frações chamada LoveLace em homenagem a ADA LoveLace, inspiração para seu nome;
- Mais de 25 bilhões de unidades da ADA foram distribuídas na Icula em 2017;
- A ADA valorizou desde sua Icula em 2019 até março de 2021 mais de 55 mil %;
- Cardano foi o primeiro projeto de criptomoedas a utilizar uma abordagem científica e matemática;
- Até o dia 31 de março de 2021, a Cardano era apenas um projeto em parte “Centralizada”, porém, a partir deste dia ela passou a ser totalmente descentralizada;
- A Cardano é considerada o processo mais seguro entre todas as criptomoedas no mercado;