Criptomoedas: Dogecoin – História e suas Curiosidades
História
- Publicidade -
A (DOGE) é uma criptomoeda, que foi criada em 2013, por Jackson Palmer e Billy Markus, após seu sucesso do meme “Doge”. O meme ficou famoso na internet com a imagem da cachorra Kabosu, uma Shiba Inu, que também foi parar na criptomoeda. Com a intenção de rir de tudo, twitta que a moeda será a próxima grande moeda depois do Bitcoin (BTC).
Jackson criou a moeda com a combinação de dois tópicos de tendência: criptomoeda e o meme Doge.
Assim que o tuíte ganhou força, Jackson apostou no projeto. Comprou-o domínio Dogecoin.com, carregou o famoso cachorro Shiba Inu (a raça do meme Doge) e o transformou em uma moeda no Photoshop. Jackson deixou uma nota no site dizendo: “se você quiser tornar o dogecoin uma realidade, entre em contato”.
Enquanto isso, nos EUA (Estados Unidos), um engenheiro de software, chamado Billy Markus, que trabalhava para a IBM e que era obcecado por videogames, viu o tuíte de Palmer. Markus terá acabado seu próprio projeto, com o nome de “Bells”.
“Bells” foi uma criptomoeda com nome do dinheiro que é usado no jogo Animal Crossing, da Nintendo. Markus decidiu então tirar um final de semana para fazer a criação de algo como uma piada usando o código-fonte da Bitcoin.
A ideia era que a Bells não seria uma moeda séria. Era apenas uma criptomoeda que era baseada em um videogame, de animais que viviam em uma cidade e pescavam juntos. Então, aparentemente, a comunidade das criptomoedas não entendeu a piada.
Após seu projeto ter fracassado, Markus lê a mensagem no Palmer no Dogecoin.com e percebeu que este tweet estava indo pela mesma direção da tentativa de criptomoeda, sendo algo alegre e divertido.
Curiosidades
- A Dogecoin foi criada tendo como sua base, protocolo de um segmento de criptomoedas, as Litecoins;
- Uma transação com Dogecoin leva apenas 1 minuto para ser realizada;
- As DOGE não possuem número máximo de unidades a serem criadas;
- Por serem uma Meme na internet de uma forma cômica e vitalizante, contam então com uma rede de engajamento muito forte pelas redes sociais;
- Por não terem um projeto consistente por trás de sua criação, as DOGE se tornam arriscadas ao se tratar de investimento;
- Os Dogecoin foram abandonados pelo seu criador, e tecnicamente não possui mais atualizações, o que expõe o ativo a elevados riscos;
- Apesar de tudo, o DOGE não é visto como uma ameaça para outros tipos de segmentos de criptoativos;
- Elon Musk falou em seu Twitter que as taxas da rede Dogecoin precisam cair para que assim a cripto se torne mais amplamente usada nas compras de varejo;