O simulador de limpeza é um exemplo do sucesso dos jogos de relaxamento
PowerWash Simulator segue a tendência Animal Crossing
- Publicidade -
Há coisas que só a vida adulta oferece, como o prazer reconfortante de ver uma casa limpa e arrumada. É esse sentimento que o PowerWash Simulator quer evocar.
O jogo lançado no dia 14 é – como o nome sugere – um poderoso simulador de limpeza em que o jogador tem que deixar áreas imaculadas e objetos sujos. Apesar da premissa mundana, o título fez bastante sucesso, em grande parte por causa da sensação de relaxamento que instila.
O bater da água em várias superfícies e a pintura de objetos anteriormente cobertos por uma espessa camada de fuligem preta, enquanto os pássaros cantam e o sol brilha no céu. Tudo no jogo parece projetado para evocar os sentimentos mais básicos de calma, contentamento e realização.
Mas este não é um caso isolado. Nos últimos anos, foram lançados vários jogos que visam principalmente oferecer ao jogador uma experiência zen. O tema pode mudar, mas quase todos seguem uma receita padrão:
- controles e jogabilidade simples, sem mecânicas complexas e difíceis de entender e aprender;
- Não há cronometragem ou scorecard pressionando os jogadores a comparar seu desempenho;
- Poucas ou nenhumas cenas cinematográficas para não quebrar o ritmo do jogo;
- Tema idílico, sem grandes conflitos ou violência agravada;
- Trilha sonora com música suave e efeitos sonoros relaxantes;
- Não há Game Over. Você raramente se encontrará em um ponto em que não há resgate e terá que começar tudo de novo.
O título de maior sucesso desta série e provavelmente também responsável pela nova tendência é Animal Crossing: New Horizons para Switch. O jogo é um simulador de vida social onde o jogador chega a uma ilha deserta e tem que coletar materiais e fazer amizade com os animais antropomórficos que habitam o local para transformá-lo em um verdadeiro paraíso na terra.
A franquia existe desde 2001, com pelo menos sete outros jogos, mas a New Horizons a levou a um nível totalmente novo. O jogo foi lançado em março de 2020, logo no início da pandemia, e desde o início aproveitou o boom que os videogames estavam tendo na época.
Tornou-se o segundo jogo mais vendido no console, atingindo o pico em março deste ano com 38,6 milhões de cópias – atrás apenas de Mario Kart 8 Deluxe em 45,5 milhões e logo atrás de The Witcher 3, que vendeu cerca de 40 milhões de cópias em diferentes plataformas desde 2015.
Mais recentemente, Unpacking foi outro título sobre o qual se falou, lançado em novembro de 2021 pela desenvolvedora australiana Witch Beam. No jogo, o jogador assume o papel de uma garota que precisa arrumar suas coisas depois de se mudar e passa por diferentes fases da vida.
Apesar da mecânica simples, ele consegue contar a história dessa garota de forma sutil e muito inteligente. Por meio de pequenos objetos, mostra as dificuldades que ela teve que superar, as mudanças pelas quais passou e seus relacionamentos.
O jogo ensina como tirar coisas realmente importantes da vida enquanto outros cumprem seu papel, atrapalham e acabam sendo esquecidos. Não é à toa que ganhou o prêmio de melhor narrativa no Bafta Games Awards deste ano.
Se você gostou da ideia de jogar jogos para relaxar, mas não é um grande fã de Marie Kondo e não se importa em arrumar e arrumar, você ainda pode experimentar o Townscaper.
O jogo é um construtor de cidades, mas ao contrário de outros títulos do gênero, não há necessidade de reunir recursos ou gerenciar a economia local para aumentar sua vila. Basta um clique para construir uma casa e gradualmente transformar uma pequena ilha em uma vila cheia de casas coloridas, como uma cidadela na costa italiana.